segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Aeroporto de Fortaleza dispõe de apenas três linhas de ônibus


Ao chegar de avião a Fortaleza pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, é preciso fazer uma escolha. A primeira opção é ir ao destino muito bem sentado, no conforto do ar condicionado e com as bagagens acomodadas em um dos 193 táxis. O problema é o valor pago pelo transporte. A outra opção é ir de ônibus. Com apenas R$ 2,20, é possível percorrer a cidade, cruzando terminais. Em compensação, apenas três linhas passam pelo aeroporto, além do corujão. Nenhuma delas tem ar refrigerado nem acomodação para bagagens; e demoram quase uma hora.

O atendimento do transporte coletivo do aeroporto de Fortaleza é equivalente ao de cidades de menor porte, como Manaus (AM), e de menor desenvolvimento turístico. Capitais menos populosas, como Porto Alegre (RS), têm seis linhas de ônibus equipadas com ar-condicionado.

A Prefeitura de Recife e o Governo de Pernambuco não informaram ao O POVO quantas linhas passam pelo aeroporto. As assessorias de imprensa ponderaram apenas que são muitas as linhas regulares no terminal. Já o aeroporto de Salvador (BA) é servido de cinco trajetos. Em São Paulo, os dois aeroportos têm, juntos, 88 linhas. “Em quase todo aeroporto que fui no País, tem um ônibus com passagem um pouco mais cara, mas também mais confortável”, conta Juliana Alves, empresária, que visita Fortaleza pela segunda vez, vinda de Curitiba (PR).

Nas primeiras férias, ela tentou pegar um ônibus para o hotel, na Praia de Iracema. “Acho bom ter o olhar do transporte público na cidade”, ensina. Descobriu que não havia linha direta para o bairro. Ainda assim, aceitaria passar por terminal, se no ônibus houvesse um espaço destinado às malas. Foi de táxi.

“Se tivesse um serviço melhor, eu só andava de ônibus”, conta a turista de Minas Gerais, Soraia Guedes, 52. A bancária visita pela primeira vez a capital cearense, mas já se informou da qualidade dos serviços do transporte coletivo e optou pelo táxi.

A bancária Andréia Freitas 32, fazia uma conexão em Fortaleza, vinda Natal para Porto Velho. Chegou a Fortaleza às 13 horas e o voo para o destino só partiu na madrugada. Aproveitou para passear pela cidade, de ônibus. Na parada do aeroporto, O POVO questionou Andréia sobre como ela esperava que fosse o coletivo. “Eu espero que tenha ar condicionado, que seja novinho e venha com cadeiras livres e com um bagageiro.”

A Prefeitura de Fortaleza informou, através de nota, que o Plano de Mobilidade integrado aos estádios e ao aeroporto será apresentado pelo Secretário Extraordinário da Copa, Domingos Neto, na reunião que ocorrerá no fim de janeiro, com os representantes da Fifa no Rio de Janeiro. A proposta já foi enviada ao comitê organizador local pela Secopa do Município. Os projetos já foram definidos, mas serão aperfeiçoados. A ideia é garantir a mobilidade na cidade em todos os pontos turísticos envolvidos com Copa do Mundo.

A situação é mais complicada para quem precisa ir todos os dias ao terminal aeroviário. Funcionários da própria Infraero e de lojas no aeroporto sofrem com a demora dos ônibus. “Se perder o de duas horas (da tarde), tem que esperar, pelo menos, 40 minutos”, relata Cida Gomes, 24, atendente. Pior, diz ela, na hora que chega ao terminal. “Essa avenida (Senador Carlos Jereissati) não para. Os motoristas não respeitam a faixa de pedestre”. O jeito, conta, é passar correndo.



Fonte : http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2013/01/18/noticiasjornalfortaleza,2990626/aeroporto-de-fortaleza-dispoe-de-apenas-tres-linhas-de-onibus.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário